A recuperação da rinoplastia é preocupação recorrente entre os pacientes que desejam passar por essa intervenção cirúrgica. Isso é comum tanto para os que buscam melhorar o formato, quanto para aqueles que necessitam melhorar a respiração.
E essa precaução tem razão para existir pois, apesar de ser uma cirurgia de pequeno porte e não exigir internação, a rinoplastia interfere tanto na estrutura óssea quanto na parte cartilaginosa. Portanto, ela é uma cirurgia facial complexa.
Outro ponto de atenção é que o nariz é bastante delicado e de difícil cicatrização, tornando os cuidados ainda mais importantes para a fase de pós-operatório da cirurgia de nariz.
A seguir, irei explicar ponto a ponto todos os cuidados e dúvidas em relação à recuperação da rinoplastia.
O nariz deve ficar imobilizado nos primeiros 7 dias pós-cirurgia. Antigamente os médicos utilizavam o gesso para essa etapa, no entanto, o material era muito desconfortável para os pacientes. Hoje em dia os especialistas usam o plástico que, além do conforto, é mais higiênico e não impede o paciente de lavar o rosto nesse período.
Passada a primeira semana os pontos são retirados. Nos 7 dias seguintes, o plástico é substituído por uma fita adesiva com o intuito de manter a imobilização.
Os tampões que impedem o sangramento são necessários somente nas primeiras 24 horas.
A respiração fica prejudicada somente nos primeiros dias por causa do inchaço. Para aliviar essa sensação, o médico indicará descongestionantes. A aplicação de compressas de gelo também ajuda no alívio desse sintoma.
Depois da primeira semana, o inchaço diminui e essa dificuldade desaparece. É importante que o paciente cumpra o repouso e não faça esforço físico.
Apesar de não ser uma recuperação dolorosa, o paciente pode vir a sentir algum desconforto. Nesses casos, o médico deverá prescrever o uso de analgésicos.
O sangramento é mais comum nas primeiras 24 horas, principalmente em pacientes que fizeram cirurgia de desvio de septo. Caso ocorra sangramento fora desse período, comunique o cirurgião plástico.
Na fase inicial, ou seja nos primeiros 7 dias, é importante que o paciente mantenha a cabeça elevada, tanto na hora de dormir, quanto nos períodos de repouso.
Durante a noite, use um travesseiro alto, para que a cabeça fique mais elevada que o resto do corpo. Dormir sempre de barriga para cima. Esses cuidados garantem uma melhor respiração e evitam sangramentos.
Na primeira semana é recomendada uma dieta pastosa e fria ou temperatura ambiente. Deve-se evitar alimentos que exigem mastigação para evitar um impacto na região.
O repouso total, mesmo para as atividades leves, deve ser feito na primeira semana. Na segunda semana, atividades leves são liberadas. Depois de 15 dias, o curativo é retirado e o paciente já pode retornar à rotina de trabalho ou estudos.
Os exercícios físicos moderados e sem impacto só deverão ser retomados a partir da terceira semana.
Para quem treina de maneira mais intensa ou pratique algum esporte de impacto, é indicado esperar até que a cicatrização esteja mais avançada. Lembrando que esse retorno deve ser avaliado junto ao cirurgião plástico.
As cicatrizes na rinoplastia são bastante discretas e, na maioria das vezes, ficam localizadas na parte interna do nariz.
O processo de cicatrização completo pode levar até um ano, de acordo com a espessura da pele do paciente. Em homens, por exemplo, que possuem pele mais grossa, pode levar mais tempo.
Outros cuidados importantes:
Vale ressaltar que o cumprimento de todas as etapas do pós-operatório de acordo com a recomendação do seu cirurgião plástico é condição para que os resultados da sua cirurgia sejam satisfatórios.
Se você está pensando em fazer essa cirurgia, leve em consideração todo o processo de recuperação da rinoplastia. É um período em que deverá se afastar de diversas atividades, tanto de trabalho quanto de lazer, e que vai interferir bastante no seu dia-a-dia.
Agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas e decida qual é o melhor momento para realizar esse procedimento junto ao cirurgião plástico.