OTOPLASTIA

A cirurgia corrige a estrutura das orelhas, que pode apresentar problemas desde o nascimento ou após uma lesão. Seu objetivo é melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. E assim trazer benefícios para a aparência e a autoestima do paciente.

O procedimento envolve a realização de uma incisão atrás da orelha, acompanhando a dobra natural da pele. Os próximos passos envolvem a retirada do excesso de pele, o ligamento da cartilagem e, em alguns casos, a retirada de cartilagem para diminuição da orelha.
Todo este processo tem duração média de 1h. E o tempo médio de internação é de 8h a 12h.

Na maioria dos casos, este procedimento cirúrgico é realizado sob o uso de anestesia local com sedação. A equipe médica responsável sempre opta por usar a opção mais segura para cada caso.

No geral, os pacientes apresentam apenas um leve desconforto com relação à dor, facilmente resolvido com o uso de analgésicos convencionais prescritos pelo cirurgião responsável.
A troca dos curativos feitos após à cirurgia acontece em um período de 24 a 48h, durante a consulta de retorno. Nos casos de correção da orelha de abano, o paciente é orientado a utilizar uma faixa de tecido compressiva específica, que deve ser usada 24h/dia no primeiro mês, sendo retirada apenas para o banho.
É possível retornar ao trabalho entre o 4º e 6º dia após a cirurgia, dependendo da natureza da atividade profissional do paciente. Os exercícios físicos estão liberados após 30 dias.
O resultado final pode ser observado entre 3 a 6 meses.
As cicatrizes relativas a este procedimento tendem a ficar escondidas nas dobras naturais, onde a orelha se implanta na cabeça. Nos casos de orelhas de abano, os resultados já são visíveis no momento em que os curativos que dão suporte ao novo formato são retirados. Com o passar do tempo, o inchaço e a vermelhidão característicos do trauma cirúrgico somem e em seis meses o paciente vê o resultado final.

Riscos da cirurgia:
Cirurgias no geral apresentam riscos como sangramentos, infecções, alergias aos curativos e problemas de cicatrização. Especificamente na Otoplastia, os riscos incluem: contornos irregularidades na pele e assimetria, especialmente em pacientes adultos, que possuem a cartilagem mais dura. O retorno parcial do abano, embora raro, pode ocorrer.