A rinoplastia com cartilagem de costela é uma cirurgia de nariz complexa, quando utiliza-se um enxerto desse material de outra região do corpo como da costela, por exemplo.
Esse recurso é necessário em rinoplastias estruturadas, quando o cirurgião percebe que a quantidade de cartilagem presente no septo nasal é fraca ou não é suficiente.As situações mais comuns são:
A rinoplastia estruturada é um procedimento complexo que visa reposicionar e remodelar cartilagens com intuito de melhorar a harmonia da face do paciente em relação ao formato do nariz, levando sempre em consideração a preservação de elementos estruturais e funcionais chaves.
. A cirurgia dura em torno de 3 a 5 horas dependendo da complexidade do caso. Na grande maioria das vezes o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte.
Existem ainda os casos de rinoplastia secundária, quando é necessária a correção de deformidades estéticas e problemas funcionais em pacientes que já foram operados. Nessas situações, a necessidade de enxertos de cartilagem se torna fundamental .
O procedimento é feito com anestesia geral em ambiente hospitalar. Muitas vezes, a confirmação da necessidade de uso de enxerto só é confirmada durante a cirurgia.
No caso das mulheres, uma incisão de 2 a 3 cm é feita do lado direito do tórax, logo abaixo da dobra da mama. Muitas vezes, as mulheres aproveitam o procedimento para colocar a prótese de silicone.No caso dos homens, o corte é feito cerca de 5 cm abaixo da aréola. Através desse acesso, é retirado um fragmento de aproximadamente 4 cm de costela..
O pós-operatório pode ser um pouco doloroso nos primeiros dias e o uso de analgésico é recomendado. O paciente não sofre nenhum tipo de prejuízo estético ou funcional com a retirada desse trecho da costela. A cicatriz é discreta, ficando escondida na dobra da mama, no caso de mulheres. Os pontos são retirados cerca de uma semana depois, juntamente com os pontos do nariz.
O cirurgião plástico pode optar por usar um enxerto da cartilagem da região de trás da concha auricular. A incisão é feita atrás da orelha e não confere prejuízo estético ao paciente, pois a cicatriz é imperceptível. Muitas vezes, combina-se o procedimento com a cirurgia de orelhas de abano (otoplastia).
O enxerto da costela também pode ser extraído das costas do paciente, mais precisamente da sexta costela. O procedimento é semelhante ao do fragmento retirado da região do tórax.
A escolha do melhor enxerto deve ser definida pelo cirurgião plástico, juntamente ao paciente, levando em consideração o quadro clínico no pré-operatório
O que define o melhor enxerto é o local onde ele será usado e para qual função. Quando o enxerto é utilizado para construir um dorso ou para manter a ponta do nariz estruturada, a cartilagem da costela é a opção ideal. Em casos onde o enxerto será utilizado nas laterais do nariz, como na asa nasal, a cartilagem da orelha tem melhor adaptação.
Se você estiver pensando em realizar uma rinoplastia, é fundamental que procure um profissional com experiência nesse tipo de procedimento.Outro ponto importante é verificar se o médico é um cirurgião plástico com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Ficou com dúvidas a respeito da rinoplastia com cartilagem de costela? Entre em contato conosco para saber mais!