As cirurgias plásticas faciais têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, colocando o Brasil em primeiro lugar entre os países que mais realizam esse tipo de cirurgia. Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética.
Ainda segundo a pesquisa, entre as cirurgias plásticas faciais mais procuradas estão a blefaroplastia e a rinoplastia.
Se você está pensando em fazer mudanças no rosto mais duradouras, seja por motivos estéticos ou funcionais, leia este artigo até o final para entender as principais técnicas disponíveis atualmente.
Lifting facial ou ritidoplastia é uma cirurgia plástica estética que tem como finalidade melhorar vincos e rugas do rosto e também do pescoço. O procedimento remove o excesso de pele e de gordura da área operada, devolvendo um aspecto mais jovem para a paciente.
Os benefícios do lifting facial podem ser sentidos em áreas específicas como pálpebras, mandíbula, testa, papada e contornos do rosto e do pescoço.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com anestesia geral ou sedação intravenosa.
Primeiramente, o cirurgião faz uma incisão no couro cabeludo e acessa os músculos que serão restaurados. Depois do reposicionamento das estruturas faciais, é feita a remoção do excesso de pele e em seguida a sutura (pontos).
O tempo de internação não deve passar de 24 horas. A depender do tipo de lifting, a cirurgia pode levar de 4 a 5 horas.
Blefaroplastia é uma cirurgia de pálpebras que tem como objetivo tratar três desarmonias causadas pelo envelhecimento da região dos olhos: excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez.
O procedimento é feito em centro cirúrgico e dura entre uma e duas horas. Na maior parte dos casos, a anestesia é local com sedação intravenosa. O paciente recebe alta em torno de doze horas depois da intervenção, podendo voltar às atividades normais em uma semana, aproximadamente
A blefaroplastia não apenas melhora a estética facial, mas também pode ter um impacto positivo na visão, especialmente em casos de excesso de pele que comprometem a visibilidade.
A rinoplastia, conhecida popularmente como a cirurgia do nariz, é uma das cirurgias plásticas faciais mais procuradas. O nariz desempenha um papel central na harmonia facial, e muitas pessoas buscam a rinoplastia para corrigir imperfeições, melhorar a proporção e alcançar um perfil mais equilibrado. Além disso, a rinoplastia também corrige anormalidades que podem impactar na funcionalidade do nariz.
A rinoplastia pode ser realizada com anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da complexidade da cirurgia e da preferência do paciente.
O cirurgião realiza incisões para acessar as estruturas do nariz. Essas incisões podem ser feitas internamente (chamadas rinoplastia fechada) ou externamente (rinoplastia aberta). Na rinoplastia fechada, as incisões são feitas dentro do nariz, enquanto na rinoplastia aberta, uma pequena incisão é feita na columela (a pele entre as narinas) além das incisões internas.
Após as incisões, o cirurgião remodela o nariz, ajustando o osso e a cartilagem conforme necessário para atingir os objetivos estéticos e funcionais desejados. Isso pode envolver a remoção de cartilagem, a adição de enxertos ou a modificação do septo nasal para melhorar a função respiratória.
As incisões são então fechadas com suturas, e um curativo é aplicado para ajudar na cicatrização.
A mentoplastia, tanto de aumento quanto de redução, é um procedimento que visa harmonizar o perfil facial. A mentoplastia de aumento é procurada por aqueles que desejam um queixo mais proeminente e definido, enquanto a mentoplastia de redução é ideal para corrigir queixos excessivamente grandes.
Essas cirurgias plásticas faciais podem ser realizadas de forma isolada ou combinadas com outras intervenções, dependendo dos objetivos estéticos do paciente.
A mentoplastia de aumento pode incluir a colocação de implantes para realçar o queixo, enquanto a mentoplastia de redução envolve a remoção cuidadosa de tecido para alcançar a proporção desejada.
Enxerto de gordura facial faz parte de uma categoria de técnicas cirúrgicas pouco invasivas que utilizam a gordura do corpo da paciente para promover um rejuvenescimento natural ao promover uma renovação celular e um estímulo do colágeno.
Entre as principais técnicas se destacam o Microfat e o Nanofat.
A técnica de Microfat promove uma volumização da face e ainda estimula a produção do colágeno, ajudando a reduzir rugas, linhas de expressão e melhorando o contorno facial.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e com anestesia local e sedação, para maior conforto da paciente.
Primeiramente, a gordura é retirada do corpo da paciente, em geral dos quadris, do abdômen ou coxas. Depois, o material retirado passa por uma centrifugação para excluir as células rompidas, sangue e outros materiais.
Em seguida, a gordura é aplicada nas regiões previamente definidas com uma cânula bem fina.
O Nanofat é uma espécie de evolução da técnica de enxerto de gordura no rosto. Isso porque ele trata todos os sinais de envelhecimento mas não produz a volumização facial. Os resultados respeitam os contornos originais da paciente e são bastante naturais.
Assim como o Microfat, Nanofat é realizado em centro cirúrgico com anestesia local e sedação.
A cirurgia é dividida em três passos:
Uma quantidade de cerca de 10 ml a 50 ml de gordura é retirada do corpo do próprio paciente. É comum que quem vai passar por uma lipoaspiração, faça o Nanofat no mesmo dia.
A gordura passa por um equipamento de filtragem específico para que as células se tornem fragmentos biologicamente ativos.
O material resultante é aplicado superficialmente nas áreas que necessitam de um rejuvenescimento, através de cânulas ( agulhas sem ponta) ou agulhas muito finas.
Antes de decidir por qualquer procedimento, é fundamental consultar um cirurgião plástico qualificado. A compreensão das opções disponíveis, combinada com uma abordagem personalizada, garantirá que você alcance os resultados desejados, realçando sua beleza de maneira segura e eficaz.
Transforme sua aparência e redescubra a confiança em cada traço do seu rosto.