A mentoplastia masculina difere da feminina por causa da projeção e do formato do queixo masculino. Enquanto o mento das mulheres é menos projetado e mais fino, o dos homens tem grande projeção e um formato largo. É claro que, além disso, existem as especificidades étnicas e genéticas de cada ser humano.
Apesar das diferenças, a harmonia facial dos homens também está relacionada com o triângulo invertido, ou seja, maçãs do rosto proeminentes e queixo projetado para frente proporcionalmente.
A mentoplastia masculina é indicada em duas situações basicamente. A mais procurada é quando o queixo é muito pequeno. Isso porque, um queixo reduzido confere uma aparência de tristeza ou até mesmo de fraqueza, mesmo que o homem não tenha estas características na personalidade. Para esses casos, é recomendada uma mentoplastia de aumento.
Em outros casos, menos recorrentes, em que o homem possui um queixo excessivamente projetado e grande, é indicada a mentoplastia de redução.
Em ambos os casos, o benefício é uma face mais harmoniosa e uma melhora na funcionalidade do queixo.
A mentoplastia de aumento pode ser feita com a colocação de próteses quando a desarmonia é moderada.
Existem dois tipos de implantes:
Mais utilizada por ter um valor mais acessível. Porém, pode ocorrer uma absorção do osso. Nesses casos, é necessário trocar a prótese.
Material mais caro com fixação feita com parafusos de titânio. Não oferece risco de absorção.
Em ambos os procedimentos, utilizamos a anestesia local com sedação.
Para casos graves, é recomendada a técnica de deslocamento do osso do queixo. Esse tipo de cirurgia é mais complexa e invasiva e precisa de anestesia geral.
Quando a falta de projeção do queixo é leve, o paciente pode recorrer a um procedimento estético simples. O preenchimento com ácido hialurônico é feito em consultório, sem necessidade de afastamento das atividades diárias. A duração dos efeitos, porém, é de no máximo 18 meses. Devendo ser refeito após esse período.
Na maioria das vezes, a cicatriz fica localizada na parte interna da boca. Quando é feita a colocação de implantes, a cicatriz fica na parte inferior do queixo.
A mentoplastia de redução é feita através de uma incisão no interior da boca, o cirurgião raspa ou serra parte do osso do queixo. Depois disso, é feito um reposicionamento ósseo com o uso de miniplacas e parafusos de titânio para fixação.
Caso o paciente tenha alteração na oclusão dentária, é necessário um tratamento ortodôntico para o alinhamento dos dentes.
Por ser uma técnica mais invasiva, é aplicada uma anestesia geral e o paciente só deixa o hospital no dia seguinte. O tempo de cirurgia é de duas horas. A retirada dos pontos é feita uma semana depois.
Um dia antes, o paciente deverá fazer um jejum de 8 horas. Com a orientação do médico, deve-se suspender o uso de medicamentos por pelo menos uma semana antes da cirurgia.
Em caso de fumantes, deverá ser suspenso o uso de tabaco por pelo menos 4 semanas.
Na etapa de cicatrização, que ocorre nos primeiros 10 dias, é possível sentir algum desconforto que será amenizado com o uso de anestésicos e antiinflamatórios, prescritos pelo cirurgião plástico.
A dieta nesse período deve ser feita com alimentos pastosos em temperatura ambiente. Em caso de dor, alimentos frios poderão promover um alívio.
Importante ter atenção redobrada em relação à higiene oral, sendo necessário usar antissépticos frequentemente.
As atividades cotidianas poderão ser retomadas somente depois de 15 dias. Exercícios físicos de impacto só estão liberados com o processo de cicatrização avançado, com autorização do médico responsável.
O resultado completo da mentoplastia só poderá ser avaliado depois de 6 meses, caso o paciente tenha seguido corretamente todas as orientações médicas.
Para a harmonia da face, existe uma relação direta entre o tamanho do queixo e o tamanho do nariz. Por isso, em muitos pacientes, é feita uma rinoplastia juntamente com a mentoplastia. Caso seja alterado somente o mento, o resultado pode não ser satisfatório.
Existem muitos pacientes que, ao procurar por uma rinoplastia, por achar o nariz muito grande, descobrem que, na verdade, é o queixo que precisa de projeção.
Quer saber se a mentoplastia masculina é o procedimento indicado para o seu caso? Agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas!