A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remodela regiões específicas do corpo ao remover excesso de gordura acumulada. Dessa forma, é possível aprimorar os contornos corporais e tornar sua proporção mais harmônica.
O procedimento é recomendado para pacientes que têm uma boa saúde, praticam atividade física com frequência e querem retirar a gordura que não sai mesmo com uma rotina de exercícios intensos e dieta.
O perfil de paciente ideal para realizar a lipoaspiração é: pessoas próximas do peso ideal, que possuem pele firme e um bom tônus muscular. Indivíduos sem doenças graves ou condições médicas que podem interferir no processo de cicatrização. O paciente também não deve fumar e ter uma expectativa realista em relação ao resultado da cirurgia. Estar disposto a seguir as orientações médicas é um fator fundamental para que o paciente alcance os efeitos desejados.
A lipoaspiração não é indicada para quem está com sobrepeso e deseja emagrecer sem fazer dieta ou exercícios.
A lipoaspiração pode ser realizada nas seguintes áreas do corpo:
O Conselho Federal de Medicina proíbe que a lipoaspiração seja feita em lugares próximos a órgãos e vasos sanguíneos, por estarem mais expostos a possíveis riscos.
Hoje em dia existem diversas técnicas de lipoaspiração. As mais comuns são a lipoaspiração tradicional e a lipoaspiração a laser e, talvez por isso, são as que mais geram dúvidas.
Veremos a seguir como é realizada cada técnica e quais as suas principais diferenças.
O procedimento é feito em centro cirúrgico e com anestesia, que pode ser local com sedação opcional, peridural ou anestesia geral.
Primeiramente, o cirurgião faz pequenas incisões em regiões pré-definidas do corpo, do tamanho suficiente para inserir a cânula, um instrumento similar a uma agulha que irá aspirar o tecido adiposo.
Em seguida, o médico injeta uma solução contendo lidocaína, soro fisiológico e epinefrina para inchar as células de gordura e ajudar na diluição do tecido adiposo. Dessa forma, a chance de perda de sangue é menor.
Depois a cânula é inserida e um controlado movimento de vaivém é feito para soltar o excesso de gordura. Somente depois dessa etapa é que a gordura descolada é aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
As cicatrizes são bastante discretas e costumam ficar em regiões escondidas, como deixando a região do biquíni.
O procedimento pode ser associado à retirada do excesso de pele ou abdominoplastia, e também a uma lipoescultura, quando a gordura extraída é filtrada e utilizada para criar volume em outra parte do corpo.
O grande objetivo do Laser, além de romper as células de gordura, é induzir a pele a uma melhor retração depois da lipoaspiração.
Primeiramente, o cirurgião irá inserir microcânulas com cerca de 2mm de diâmetro, contendo a fibra do laser, nos locais a serem aspirados.
No momento seguinte, esse equipamento dispara o laser, que irá romper as células de gordura. Como resultado, essa gordura se liquefaz e é aspirada do corpo do paciente através de uma cânula.
Todo o procedimento dura uma hora, em média, podendo chegar a quatro horas, quando feito em muitas regiões do corpo.
Os principais benefícios de se realizar a lipoaspiração a laser são:
A internação é de somente uma noite para garantir que não surjam complicações como sangramento ou infecção, por exemplo.
Nos primeiros 10 dias os possíveis desconfortos são amenizados com medicamentos analgésicos. Nesse período é importante o repouso, com retomada gradual das atividades a partir do sétimo dia, com a orientação do cirurgião.
O uso de uma malha compressiva na região operada é indicado por um período entre 6 a 8 semanas. As sessões de drenagem linfática ajudam na melhora do inchaço.
As atividades físicas poderão ser retomadas aos poucos a partir do 15o dia.
Na lipo laser, a cânula utilizada é mais fina e funciona da seguinte maneira: o laser primeiro derrete a gordura para, só depois fazer a aspiração. Por isso, a lipo laser é bem menos agressiva e proporciona ao paciente mais segurança e conforto. Isto vale, principalmente, para áreas de pequeno volume. Para grandes áreas e grandes volumes, o trauma é equivalente.
Se você está pensando em fazer uma lipoaspiração e não sabe qual o melhor tipo e nem se tem realmente indicação para fazer o procedimento, o mais indicado é passar por uma avaliação de um cirurgião plástico com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para não correr riscos.
Este texto te ajudou? Caso tenha ficado com alguma dúvida entre em contato para agendar uma consulta!