Microfat para o rosto é um procedimento que utiliza gordura retirada do corpo da própria paciente para volumização e tratamento de rugas e marcas de expressão.
A seguir, vou explicar como é feita a técnica, para quem é indicada, seus benefícios e como é o pós-operatório.
O Microfat para o rosto é uma técnica avançada de enxerto de gordura para áreas específicas da face que necessitam restaurar o volume, além de suavizar rugas e marcas de expressão. Neste procedimento são utilizadas pequenas quantidades de gordura extraídas de áreas do corpo do próprio paciente, que podem ser abdômen, coxas ou flancos.
A gordura é processada com o intuito de criar microgotas de gordura, para, posteriormente, serem injetadas nas camadas mais profundas da pele. Essas gotas de gordura não apenas proporcionam um aumento de volume, mas também estimulam a produção de colágeno, melhorando a textura e elasticidade da pele.
O Microfat para o rosto é indicado para pessoas de qualquer idade que desejam restaurar o volume facial, reduzir rugas, linhas de expressão sem alterar os contornos originais da face.
O Microfat para o rosto também é uma boa alternativa para quem procura por procedimentos pouco invasivos em comparação com outros procedimentos, como a cirurgia de lifting facial, que inclui incisões na pele, anestesia e uma recuperação mais demorada.
Para se candidatar a este procedimento é preciso estar com boa saúde geral, não fumar e ter expectativas realistas em relação aos resultados.
Para saber se o Microfat para o rosto irá atender as suas necessidades específicas, consulte um cirurgião plástico, com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Praticamente todas as áreas do rosto que já tenham sinais de volume perdido decorrente do processo de envelhecimento ou do emagrecimento podem ser tratadas através de técnica de lipoenxertia de face ou Microfat.
As áreas mais frequentemente procuradas pelas pacientes são:
Primeiramente, ainda na consulta, o Cirurgião Plástico define, em comum acordo com o paciente, de qual área a gordura será retirada. Em geral é usado tecido da região do abdômen, dos quadris ou das coxas.
Com o paciente sedado e anestesiado, a gordura é retirada da área selecionada. A substância então passa por um processo de centrifugação para retirar células rompidas, sangue e outros materiais.
Numa terceira etapa, a gordura filtrada é injetada nas áreas desejadas através de cânulas muito finas.
Por utilizar tecido vivo do próprio paciente, não tem risco de rejeição ou alergias.
O período pós-operatório do Microfat é geralmente tranquilo, mas requer alguns cuidados para otimizar os resultados e garantir uma recuperação suave. Os pacientes podem esperar algum inchaço e hematomas, que diminuirão gradualmente nos dias seguintes ao procedimento. O cirurgião plástico fornecerá orientações específicas sobre cuidados pós-operatórios, que podem incluir:
O Microfat, possui uma taxa de adesão ou “pega” da gordura de cerca de 30% a 60% do volume injetado, a depender da área onde o procedimento foi feito.
Se for num local de grande movimentação muscular, esse número é menor.
O material que permanece no corpo, tem uma duração definitiva, porém, como o processo de envelhecimento não pára, a gordura continua sendo absorvida e o rosto perdendo seu volume
O procedimento também pode ser aplicado em áreas como glúteos, coxas, seios e mamas e demais regiões que apresentem pequenas assimetrias que possam ser corrigidas com o enxerto de gordura.
Você sente que, com o processo de envelhecimento, seu rosto perdeu volume e as rugas já começaram a surgir?
Agende uma consulta e saiba se a técnica do Microfat é recomendada para o seu caso!