A rinoplastia pós-traumática ou rinoplastia reconstrutiva é uma intervenção cirúrgica realizada para corrigir alterações no nariz que resultaram de lesões traumáticas. Essas lesões podem ter sido causadas por acidentes, quedas, lesões esportivas ou agressões.
Os traumas podem causar uma variedade de problemas, como fraturas, desvio do septo nasal, danos nas cartilagens e outras alterações estruturais significativas.
Nesses casos, a cirurgia plástica nasal não se concentra apenas na melhoria da estética, mas também na restauração da função respiratória e da estrutura do nariz.
Em geral, o paciente passar pela rinoplastia pós-traumática logo após a lesão, porém, em alguns casos, a cirurgia corretiva pode ocorrer depois de anos, quando a respiração é comprometida ou a aparência incomoda o paciente.
A técnica tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente, tanto esteticamente quanto funcionalmente.
Para um melhor entendimento sobre o assunto, vamos abordar neste artigo a rinoplastia pós-traumática, os procedimentos adotados, para quais casos ela é necessária e o profissional mais adequado para realizá-la.
Antes de indicar a cirurgia, o cirurgião deverá realizar uma avaliação criteriosa .Na primeira consulta, o especialista deverá considerar a história médica do paciente, avaliar a extensão do dano traumático e discutir as expectativas e objetivos.
O paciente deverá fazer alguns exames clínicos e, em alguns casos, exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas, para avaliar a estrutura interna do nariz. Com base nessa avaliação, o cirurgião desenvolverá um plano cirúrgico personalizado.
A rinoplastia pós-traumática atua na melhora das seguintes questões::
Se o trauma resultou em um desvio do septo nasal ou em obstruções nasais, a cirurgia restaura a função respiratória, permitindo que o paciente volte a respirar normalmente.
Em casos de alterações estéticas, como nariz quebrado ou cartilagem deslocada, o cirurgião trabalha para restaurar a simetria e a estética do nariz, garantindo que ele se encaixe harmoniosamente no rosto do paciente.
A recuperação de uma aparência mais natural e uma respiração sem obstruções tem um impacto significativo na confiança e autoestima do paciente.
A rinoplastia pós-traumática ocorre dentro de um centro cirúrgico sob anestesia geral ou local, dependendo da extensão do dano e das necessidades do paciente.
Veja a seguir o passo-a-passo da cirurgia:
Depois de aplicada a anestesia, o cirurgião irá fazer pequenas incisões internas ou externas para acessar as estruturas afetadas, a depender da técnica escolhida. O uso da técnica de enxerto de cartilagem e pele do próprio paciente também écomum para a reconstrução das áreas danificadas.
Em seguida, o cirurgião faz o reposicionamento das estruturas nasais, como cartilagens e ossos que tenham quebrado, restaurando a simetria e a função do nariz.
Caso o paciente queira fazer melhorias estéticas adicionais, como refinamento das abas nasais, o cirurgião poderá realizá-las nessa etapa do procedimento.
Após a conclusão de todas as correções necessárias, o cirurgião plástico fecha as incisões com suturas finas e delicadas.
O paciente ainda fica algumas horas sendo monitorado na sala de recuperação até que esteja em condições de receber alta e ir para casa.
A recuperação da rinoplastia pós-traumática pode variar de paciente para paciente, mas geralmente envolve alguns dias a semanas de inchaço e desconforto. É fundamental seguir as orientações do cirurgião, incluindo o uso de curativos nasais, a elevação da cabeça ao dormir e a restrição de atividades físicas intensas.
Na primeira semana, o paciente deve fazer repouso mesmo para as atividades mais leves. Na segunda semana, atividades leves são liberadas. Depois de 15 dias, o curativo é retirado e o paciente já pode retornar à rotina de trabalho ou estudos.
A volta da prática de exercícios moderados e sem impacto é a partir da terceira semana.
Após algumas semanas, o inchaço diminuirá e o paciente começará a notar os primeiros resultados. No entanto, pode levar vários meses para que a cicatrização completa ocorra e os resultados finais sejam visíveis. As cicatrizes na rinoplastia são bastante discretas e, na maioria das vezes, ficam localizadas na parte interna do nariz.
Se você está pensando em fazer essa cirurgia, leve em consideração todo o processo de recuperação da rinoplastia. É um período em que deverá se afastar de diversas atividades, tanto de trabalho quanto de lazer, e que vai interferir bastante no seu dia-a-dia.
O profissional recomendado para realizar rinoplastia pós-traumática é o cirurgião plástico, de preferência especializado em cirurgias da face.
Para sua segurança, verifique se o profissional possui título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Durante a consulta, tire suas dúvidas a respeito do procedimento e só realize a cirurgia quando sentir se sentir segura e preparada para os cuidados pós-operatórios.
Passou por alguma lesão e quer saber se deve fazer uma rinoplastia pós-traumática? Agende uma consulta!