A lipoaspiração à laser é um aprimoramento da lipoaspiração convencional. A nova técnica, que também promove a retirada da gordura localizada, utiliza o laser para transformar o tecido adiposo em uma substância oleosa, facilitando a aspiração.
Porém, o maior benefício do Laser é o estímulo à retração da pele e dos tecidos profundos, com o intuito de formar novo colágeno.
O procedimento é recomendado para pacientes que possuem peso adequado, mas que apresentam um acúmulo de gordura em algumas regiões do corpo. Isso porque, esses excessos costumam ser difíceis de eliminar, mesmo com rotina de exercícios e alimentação balanceada.
Outros perfis que têm indicação para a laserlipólise são aqueles pacientes que já fizeram a lipoaspiração convencional, pessoas com fibrose ( cicatrização irregular da pele), pele flácida e outras irregularidades.
Os princípios de tratamento são os mesmos da lipoaspiração convencional. De preferência, deve ser feito em centro cirúrgico. Procedimentos pequenos podem ser feitos sob anestesia local (com ou sem sedação). Procedimentos maiores, anestesia geral ou peridural.
Primeiramente, o cirurgião irá inserir microcânulas com cerca de 2mm de diâmetro, contendo a fibra do laser, nos locais a serem aspirados.
No momento seguinte, esse equipamento dispara o laser, que irá romper as células de gordura. Como resultado, essa gordura se liquefaz e é aspirada do corpo do paciente através de uma cânula.
O procedimento dura de de uma a cinco horas, depende do volume e regiões aspiradas.
A lipolaser pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada e que seja difícil de perder com dieta ou academia. São elas: abdômen, região dorsal, coxas (parte interna e externa), lateral das mamas, braços e submento (papada).
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o Conselho Federal de Medicina estabelecem um limite de 7% do peso corporal para a quantidade de gordura aspirada em uma lipoaspiração. Dessa forma, um indivíduo de 70Kg pode retirar, no máximo, 4,9 L de gordura numa cirurgia.
É preciso esclarecer que esse procedimento tem como função melhorar os contornos corporais ao eliminar a gordura acumulada em pontos específicos. Lipoaspiração NÃO é metodo de emagrecimento!
Os principais benefícios de se realizar a lipoaspiração a laser são:
Geralmente, é possível voltar a casa nas primeiras 24 horas após a cirurgia. A internação de uma noite é para garantir adequada recuperação da anestesia, por exemplo.
Nos primeiros 10 dias é possível que o paciente sinta algum desconforto que é amenizado com medicamentos analgésicos. Nesse período é importante o repouso, com retomada gradual das atividades a partir do sétimo dia, com a orientação do cirurgião.
Também é recomendado o uso de uma malha compressiva na região operada, por um período entre 6 a 8 semanas. Sessões de drenagem linfática irão auxiliar na redução do inchaço.
O surgimento de manchas roxas pode acontecer, devendo-se evitar a exposição ao sol até que elas desapareçam.
As atividades físicas poderão ser retomadas aos poucos a partir do 15o dia.
Importante ir às consultas de revisão para que o médico possa avaliar o estado da cicatrização e o desenvolvimento de complicações.
A procura pela lipoaspiração como solução para o excesso de peso é bastante comum.
No entanto, é preciso esclarecer que esse procedimento tem como função melhorar os contornos corporais ao eliminar a gordura acumulada em pontos específicos, não promover um emagrecimento.
Apesar de pouco invasiva e muito segura, é possível que haja intercorrências, assim como em qualquer cirurgia. As principais complicações relatadas são: queimaduras, sangramentos, infecções, hematomas e até perfuração de orgãos.
A escolha do cirurgião plástico é fundamental para reduzir as chances de complicações.
Antes de tudo, verifique se o médico é realmente um cirurgião com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Tem muitos profissionais atuando sem essa qualificação, o que é extremamente arriscado.
Procure saber se o médico tem especialização no tipo de cirurgia que você pretende fazer.Se você já sabe que quer fazer uma lipoaspiração a laser, opte por um profissional que tem experiência nesse tipo de procedimento.
Durante a consulta, procure tirar todas as dúvidas a respeito do procedimento e só agende quando sentir que o médico foi transparente e disponível para te responder sobre todas as etapas do tratamento.
Com esses cuidados, a cirurgia tem grandes chances de ser da maneira que você imagina!
Quer saber se a lipoaspiração à laser é indicada para seu caso? Agende uma consulta!