Lipoenxertia de rosto faz parte de uma categoria de técnicas cirúrgicas pouco invasivas que utilizam a gordura do corpo da paciente para promover um rejuvenescimento natural, estimulando a renovação celular e o colágeno.
Entre as características do processo de envelhecimento do organismo está a diminuição da produção de colágeno e a absorção da gordura facial. Com isso, surgem as rugas e a flacidez, além da perda de volume e dos contornos originais do rosto. Ao aplicar a gordura retirada do corpo por meio da lipoaspiração, levamos células de gordura, células-tronco e fatores de crescimento celular para a região. Esse material, ao se misturar com os tecidos locais, ajuda a promover as melhorias desejadas.
Os procedimentos que utilizam lipoenxertia de rosto podem ser utilizados para combater todos os sinais de envelhecimento da face e ainda podem ser realizados de maneira preventiva.
Vamos conhecer a seguir os diferentes procedimentos que usam a lipoenxertia de rosto para rejuvenescer e seus benefícios.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e com anestesia local e sedação, para maior conforto da paciente.
Primeiramente, a gordura é retirada do corpo da paciente, em geral dos quadris, do abdômen ou coxas. Depois, o material retirado passa por uma centrifugação para excluir as células rompidas, sangue e outros materiais.
Em seguida, a gordura é aplicada nas regiões previamente definidas com uma cânula bem fina.
A técnica de Microfat promove uma volumização da face e ainda estimula a produção de colágeno, ajudando a reduzir rugas, linhas de expressão e melhorando o contorno facial.
Além disso, o Microfat é indicado para pessoas que possuem algum tipo de assimetria facial. Quando a assimetria acomete as chamadas “partes moles” do rosto, que correspondem à musculatura e à gordura, é possível fazer uma correção através da lipoenxertia de gordura.
O Nanofat é uma espécie de evolução da técnica de lipoenxertia de rosto. Isso porque ele trata todos os sinais de envelhecimento, mas não produz a volumização facial. Os resultados respeitam os contornos originais da paciente e são bastante naturais.
Assim como o Microfat, o Nanofat é realizado em centro cirúrgico com anestesia local e sedação.
A cirurgia é dividida em três passos:
O Nanofat é utilizado para tratar marcas de expressão, manchas causadas pelo sol, acne e outras cicatrizes. A técnica pode ser realizada nas principais áreas do rosto e pescoço como:
Por utilizar a gordura da própria paciente, a cirurgia de lipoenxertia é bastante segura e não provoca rejeição do organismo.
A recuperação em ambas as técnicas é muito tranquila e a paciente raramente apresenta dor. Inchaços e roxos podem acontecer mais frequentemente, porém são leves ou moderados.
O repouso deve ser feito por 7 dias e atividades físicas devem ser evitadas por 15 dias.
Alguns cuidados básicos recomendados pelo cirurgião plástico são:
A volumização esperada no caso do Microfat já poderá ser sentida após o rosto desinchar. No entanto, o processo de renovação celular e a produção de colágeno vão sendo sentidos ao longo dos meses. Por isso, a melhora das rugas e da qualidade da pele são melhor visualizadas a partir do terceiro mês após a aplicação.
Muitas pacientes optam por fazer a lipoenxertia de rosto no mesmo dia que outros procedimentos, como a lipoaspiração a laser, por exemplo. A grande vantagem é a otimização da anestesia, do tempo de recuperação e dos resultados. Outras cirurgias faciais, como a blefaroplastia ou a rinoplastia, também podem ser associadas ao Microfat e ao Nanofat.
Para sua segurança e resultados satisfatórios, procure um cirurgião plástico com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Quer saber mais sobre a lipoenxertia de rosto e qual é a técnica recomendada para o seu caso? Agende uma consulta!