A mentoplastia de avanço ósseo é uma técnica cirúrgica que aumenta o tamanho do queixo através do deslocamento do osso para frente. Como resultado, a função é restabelecida e o tamanho do queixo fica proporcional ao rosto, deixando-o mais harmonioso.
Essa técnica é indicada para casos de pacientes em que o tamanho do queixo é desproporcional ao restante da face. Entre os principais candidatos para essa técnica estão os respiradores bucais que possuem essa desproporção bastante acentuada.
Pacientes com alterações leves podem se beneficiar da colocação de implantes, técnica menos invasiva que a mentoplastia de avanço ósseo.
Para saber qual técnica é recomendada para cada caso é preciso passar em consulta com um cirurgião plástico. Durante o atendimento, o especialista irá examinar o grau de alteração através de exames específicos de imagem. Depois de uma conversa sobre as vantagens e desvantagens de cada técnica, a decisão deverá ser tomada pelo médico e pelo paciente conjuntamente.
Entre os benefícios da mentoplastia de avanço ósseo estão os funcionais e os estéticos:
Assim como na maioria dos procedimentos cirúrgicos, o paciente deverá realizar avaliação cardiológica e uma série de exames de sangue.
Exames de imagem cefalométricos serão solicitados para que o médico possa definir o tamanho do avanço ósseo necessário.
O procedimento não é recomendado para pacientes com distúrbios de coagulação, doenças cardíacas, pulmonares, renais e hepáticas graves.
O uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico, como o AAS por exemplo, deverá ser interrompido cerca de 15 dias antes da cirurgia. O hábito de fumar também deverá ser cortado entre 15 a 30 dias para uma maior segurança na cicatrização. Outros hábitos como a ingestão de álcool e de alimentos gordurosos devem ser evitados no mesmo período.
Um jejum de 10 horas é solicitado antes de comparecer ao hospital. No dia da cirurgia, o paciente não deverá usar produtos estéticos e jóias.
Esses cuidados, quando seguidos à risca, garante uma cirurgia mais segura e uma recuperação sem complicações.
A mentoplastia de avanço ósseo deve ser realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou sedação intravenosa, e dura em torno de 2 horas. O paciente recebe alta no mesmo dia.
Depois de feita a anestesia e a marcação da área que será aumentada, o cirurgião faz uma incisão na parte interna da boca. Em seguida, depois de quebrar o osso da mandíbula, é realizado um deslocamento desse osso para frente. O reposicionamento é feito com o auxílio de pinos de retenção. O resultado é bastante natural por utilizar a própria estrutura maxilar do paciente.
Após cirurgias como a mentoplastia de avanço ósseo é muito comum surgirem muitas dúvidas em relação ao que pode ou não pode fazer. Por isso, é muito importante que o paciente possa resolver todas as questões junto ao médico responsável.
Nos primeiros 14 dias poderá ocorrerr inchaço e desconforto. Raramente o paciente sentirá dor. Esses sintomas são resolvidos com o uso de analgésicos prescritos pelo médico. É importante manter a cabeça elevada em todos os momentos. Em caso de hematonas, é preciso evitar a exposição solar. A dieta é líquida até que o paciente esteja completamente recuperado.
Ainda nos primeiros dias a higiene oral deverá ser reforçada com o uso de antissépticos, principalmente no local da incisão.
As atividades normais poderão ser retomadas a partir do décimo quinta dia. Já a prátca esportiva deverá ser retomada aos poucos após o vigesimo dia.
Os resultados finais podem ser sentidos a longo prazo, em torno de 6 a 10 meses. Entretanto, uma mudança significativa de volume já pode ser notada nos primeiros dias.
Em geral as cicatrizes ficam na parte interna da boca. Nos procedimentos de colocação de prótese, pode haver cicatriz externa, na parte inferior do queixo.
Em alguns casos pode ser necessário realizar uma rinoplastia no mesmo procedimento da mentoplastia.
Essa cirurgia é chamada de perfiloplastia e é recomendada para faces em que existe um desproporção entre o queixo e o nariz, pontos fundamentais na determinação do formato e na harmonia da face.
A indicação da associação dessas cirurgias deve ser feita pelo cirurgião plástico durante a primeira consulta. É nesse momento que ele irá avaliar a angulação de todos os pontos do paciente e definir a melhor técnica, tanto para o queixo quanto para o nariz.
Você sente que existe um desequilíbrio entre o tamanho do queixo e os outros pontos da face quando você se olha de perfil no espelho? Pode ser que a mentoplastia de avanço ósseo seja indicada para o seu caso!
Para tirar todas as suas dúvidas, agende uma consulta com um cirurgião plástico especialista em cirurgias da face e que tenha o título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).