A cirurgia plástica para afinar o nariz, melhorar a projeção da ponta, diminuir o osso nasal além de melhorar características funcionais como o desvio de septo é a rinoplastia.
A rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil justamente pela amplitude dos benefícios estéticos e funcionais que ela é capaz de promover.
Se você tem o desejo de afinar o nariz, continue a leitura para saber mais sobre o procedimento.
A cirurgia para afinar o nariz ou rinoplastia pode ser realizada, em princípio, por qualquer pessoa que esteja insatisfeita com o formato do nariz.
Entretanto, é importante ressaltar que a indicação da cirurgia para afinar o nariz só poderá ser confirmada pelo cirurgião plástico após exame físico. É preciso avaliar as características faciais do paciente para decidir se o novo formato ficará harmônico com o restante da face.
Outro ponto a ser levado em consideração é a idade da paciente. Quando a motivação da rinoplastia é puramente estética, recomendo que a paciente seja maior de 18 anos, idade em que a estrutura nasal já está completamente desenvolvida.
A rinoplastia pode ser feita através da técnica aberta ou fechada.No método aberto, é feita uma incisão interna na base do nariz, entre as narinas. Na modalidade fechada, a incisão é no interior das narinas.
A escolha de uma técnica ou outra vai depender do cirurgião plástico.O profissional deverá levar em consideração a quantidade de alterações que precisam ser feitas e o domínio dele em relação a cada método para que o procedimento seja o mais seguro possível para o paciente.
Quando são muitas mudanças, a modalidade mais indicada é a aberta. A técnica fechada costuma ser a opção de profissionais mais experientes e com grande conhecimento acerca da anatomia e da fisiologia nasal.
A seguir, explico mais detalhadamente cada método:
Na rinoplastia aberta: as incisões são feitas na columela ( na tecido entre as narinas). O cirurgião então ergue a pele e faz as correções com maior visibilidade e controle. A cirurgia pode durar de duas a quatro horas.
Na rinoplastia fechada: os cortes são feitos por dentro da narina. O cirurgião utiliza equipamentos delicados para acessar a região sem levantar a pele. Essa técnica exige que a sua execução seja por profissionais mais experientes. A duração é bem menor, de uma a duas horas.
Em ambas as técnicas a anestesia pode ser local ou geral e as cicatrizes ficam imperceptíveis.
Por ser uma região delicada e sensível, é importante que o paciente saiba como é a recuperação de antemão, para que possa se programar. Depois de realizar a cirurgia, é fundamental seguir todas as orientações do seu cirurgião plástico, para obter os resultados esperados.
As primeiras 48 horas são as mais difíceis. Além da obstrução das narinas, podem ocorrer sangramentos e um pouco de dor que é aliviada com a medicação prescrita, soro fisiológico e compressas de gelo.
Na primeira semana, o inchaço diminui bastante, revelando a nova estrutura. A partir do sétimo dia já é possível voltar a algumas atividades do dia-a-dia, sempre em concordância com o médico responsável.
A partir de quatro semanas é possível retornar às atividades esportivas leves, evitando ainda esportes de contato. Estes poderão ser retomados somente após o terceiro mês.
Os resultados finais serão visualizados por completo somente após um ano do procedimento cirúrgico. Pessoas com pele mais espessa podem sentir os efeitos somente após dois anos.
Para garantir os melhores resultados, escolha um cirurgião plástico com título de especialização reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Quer saber se tem indicação para realizar uma cirurgia para afinar o nariz? Entre em contato e agende uma consulta.