A lipolaser é uma evolução da lipoaspiração convencional. A nova técnica, que também promove a retirada da gordura localizada, tem como inovação o uso do laser para transformar o tecido adiposo em uma substância oleosa, facilitando a sua retirada.
O grande benefício da cirurgia é que o laser provoca maior retração nos tecidos, principalmente na pele (efeito “Skin tightening“). Alguns pacientes apresentam menos dor e inchaço do que na lipoaspiração convencional.
Neste post vou esclarecer as principais dúvidas em relação à lipolaser.
A lipolaser tem as mesmas características de uma lipoaspiração e deve, preferencialmente, ser realizada em centro cirúrgico.
Primeiramente, o cirurgião insere uma microcânula de aproximadamente 2mm de diâmetro com a fibra a laser na região a ser aspirada.
Em seguida, o equipamento faz disparos de laser que irão romper as células adiposas. Com isso, a gordura se liquefaz, facilitando a sua remoção.
Todo o procedimento dura uma hora, em média, podendo chegar a 05 horas, quando feito em muitas regiões do corpo.
A lipolaser pode ser realizada sob anestesia local (pequenas áreas) ou anestesia geral / bloqueio peridural (nas costas).
Na lipo tradicional uma cânula ligada a um aparelho de sucção é introduzida nas regiões previamente demarcadas para fazer a aspiração da gordura. A resistência do tecido adiposo é quebrada com força mecânica, aplicada pelo cirurgião.
A grande diferença entre lipoaspiração tradicional e lipoaspiração a laser está na forma como a gordura é aspirada: na lipo tradicional a gordura é removida diretamente e na lipo a laser primeiramente a gordura é quebrada antes da aspiração. Em alguns casos, passa-se o laser por último.
O paciente idealmente deve estar próximo do peso ideal, possuir a pele firme e um bom tônus muscular. Além disso, não devem ter doenças graves ou condições médicas que podem interferir no processo de cicatrização.
Assim como toda cirurgia, a lipolaser também apresenta risco de complicações. Entre os principais riscos estão as queimaduras da pele, porém, quando a cirurgia é realizada em ambiente seguro e por profissionais qualificados esse risco diminui drasticamente.
As vantagens da lipolaser sobre a técnica tradicional são as seguintes:
O paciente deverá passar somente a primeira noite internado para garantir mais adequada recuperação e repouso.
Nos primeiros dias, os desconfortos são amenizados com medicamentos analgésicos. Nesse período é importante o repouso,e a retomada das atividades é gradual e deve ser feita com a orientação do cirurgião.
O uso de uma malha compressiva na região operada é indicado por um período entre 6 a 8 semanas. As sessões de drenagem linfática ajudam a melhorar o inchaço.
Para os praticantes de esportes e atividades físicas, o retorno aos treinos deverá ocorrer após 2 a 3 semanas da cirurgia.
A lipolaser pode ser realizada nas mesmas regiões que a lipo tradicional, são elas:
É preciso esclarecer que a lipolaser, assim como outros tipos de lipoaspiração, não deve ser feita com o intuito de emagrecer. A função do procedimento é retirar a gordura acumulada em pontos específicos do corpo e que não saem com dieta e exercícios.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelecem um limite de 7% do peso corporal como limite de gordura que pode ser aspirada.
A cânula utilizada na lipolaser é ainda mais fina que a da cirurgia tradicional. Por isso, as incisões são menores e as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.
O profissional recomendado para realizar a lipolaser é o Cirurgião Plástico. Para não correr riscos, verifique se o cirurgião possui título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Durante a consulta, tire suas dúvidas a respeito do procedimento e só agende quando sentir que o médico foi transparente e disponível para te responder sobre todas as etapas do tratamento.
Quer saber se a lipolaser é indicada para o seu caso? Agende uma consulta!