Lifting facial, também denominado de ritidoplastia, é uma cirurgia plástica que suaviza a flacidez e outros sinais de envelhecimento que acometem o rosto e o pescoço.
O procedimento, que da tradução literal do inglês significa “levantamento da face” , atenua as rugas e vincos mais profundos,, promovendo uma aparência mais firme, jovial e com resultados bem naturais.
Os principais pontos que podem ser melhorados são:
Os sinais de envelhecimento surgem de maneira progressiva a partir dos 25 anos de idade, quando a perda de colágeno se acentua. Porém, as rugas e a flacidez ficam mais evidentes por volta dos 40 anos, faixa etária em que o procedimento é mais comumente recomendado.
Para saber se o lifting facial já é indicado para o seu caso, o ideal é procurar um cirurgião plástico com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e passar por uma consulta de avaliação.
O lifting facial é um dos procedimentos mais procurados quando o assunto é rejuvenescimento facial.Contudo, nem todo mundo sabe que existem diversas variações dessa cirurgia.
Você pode escolher rejuvenescer somente o terço inferior ou fazer um lifting completo incluindo as pálpebras e o pescoço, por exemplo.
Conheça, a seguir, os principais tipos de lifting facial:
É feito um corte na linha do couro cabeludo, logo acima da testa. Essa incisão permite que a pele do rosto todo seja tracionada. Indicada para os casos mais graves de flacidez.
Menos invasivo que a técnica tradicional. As cicatrizes são mais discretas e as alterações estéticas são menores. O foco é somente uma ou duas partes da face. Indicado para casos moderados.
É uma variação do minilifting. A diferença é que o cirurgião irá focar no tensionamento de cada camada de músculos.
Nesse tipo de lifting ocorre a retirada de pele das pálpebras e os músculos do pescoço são tensionados, juntamente com os músculos do rosto. Nessa técnica, os resultados são bastante completos.
Com essa técnica é possível remodelar a pele do pescoço, eliminando sua flacidez.
Ameniza os sinais de envelhecimento da região da testa, glabela e da área ao redor dos olhos, reduzindo rugas, reposicionando as sobrancelhas e suavizando a expressão do paciente.
Todos os tipos de lifting em ambiente hospitalar com anestesia geral ou sedação intravenosa.
Primeiramente, o cirurgião faz uma incisão no couro cabeludo e acessa os músculos que serão restaurados. Depois do reposicionamento das estruturas faciais, é feita a remoção do excesso de pele e em seguida a sutura (pontos).
O tempo de internação é, geralmente, de 24 horas.
Nos primeiros dias é normal a região apresentar inchaço e manchas arroxeadas. Esses sintomas vão melhorando progressivamente a partir do segundo dia.
O repouso absoluto é recomendado por pelo menos 5 dias. Nesse período a paciente deverá manter a cabeça elevada, inclusive durante a noite.
As dores e os desconfortos que surgirem nessa primeira fase são amenizadas com analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Além dos curativos que deverão ser mantidos sempre limpos e secos, a paciente irá usar um dreno para retirar o excesso de líquidos que poderá acumular na primeira semana.
Após a retirada dos pontos, que deverá ocorrer após 15 dias, são recomendadas sessões de drenagem facial para uma recuperação mais rápida.
As atividades cotidianas como trabalhar, dirigir e praticar exercícios físicos, poderão ser retomadas a partir da terceira semana.
A exposição ao sol, entretanto, deve ser evitada por pelo menos dois meses, até que o processo de cicatrização esteja completo.
A recuperação completa dura em torno de 6 a 12 meses, a depender das particularidades de cada organismo. Portanto, somente a partir desse período será possível visualizar o resultado definitivo.
Importante ressaltar que durante esses meses a paciente deve usar protetor solar constantemente. Hábitos de vida saudáveis também contribuem para a cicatrização da pele e até para prolongar os efeitos da cirurgia, já que o envelhecimento é um mecanismo irrefreável.
A cicatriz segue a mesma linha da incisão realizada pelo cirurgião, ou seja, na linha do couro cabeludo, na frente e atrás da orelha. Por isso, ela é bastante discreta e, com o tempo, a tendência é que ela vá ficando cada vez mais clara e imperceptível. Porém, como qualquer outra cicatriz, a marca deixada pela cirurgia de lifting facial não desaparece por completo.
As rugas e a flacidez do rosto e pescoço te incomodam? Agende uma consulta e saiba qual lifting facial é indicado para o seu caso.