Rinoplastia funcional é a cirurgia de nariz que tem como objetivo solucionar distúrbios respiratórios ocasionados por problemas na estrutura interna ( septo) e externa (pirâmide nasal óssea e cartilaginosa).
A cirurgia pode ser feita em conjunto com a rinoplastia estética, melhorando assim, a capacidade respiratória e a harmonia facial do paciente.
A rinoplastia funcional contribui na resolução de distúrbios respiratórios, como desvio de septo, hipertrofia de cornetos nasais, patologias dos seios da face , traumas ou lesões ocorridas no nariz.
Os principais tipos de rinoplastia funcional são as seguintes:
A rinoplastia funcional é recomendada para qualquer pessoa que esteja com sua respiração comprometida e deseja melhorar sua qualidade de vida.
Diabéticos e hipertensos podem realizar o procedimento desde que suas patologias estejam controladas e não interfiram no pós-operatório.
O cirurgião faz uma incisão que expõe todas as estruturas nasais, permitindo que elas sejam moldadas e reposicionadas conforme a necessidade do caso. As cicatrizes são praticamente imperceptíveis.O procedimento tem duração de duas a quatro horas.
Os cortes são feitos por dentro da narina. O cirurgião utiliza equipamentos delicados para acessar a região sem levantar a pele. As cicatrizes ficam nos sulcos do nariz. Podem ficar na parte externa ou na parte interna. Nas duas opções as cicatrizes ficam escondidas e imperceptíveis.Mais rápida, a cirurgia dura de uma a duas horas.
Incisão pela boca, exposição da base óssea do nariz e remodelagem do assoalho nasal, ampliando a coluna aérea.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação, de acordo com o que for mais confortável para o paciente.
A cirurgia é bem rápida e não dura mais que duas horas no total.
Principais cuidados:
O inchaço inicial diminui bastante nos primeiros 7 dias, sendo possível observar o novo formato do nariz após esse período. No entanto, os resultados finais serão visualizados por completo somente após um ano do procedimento cirúrgico. Pessoas com pele mais espessa podem sentir os efeitos somente após dois anos.
Muitos pacientes desejam aproveitar que vão realizar a rinoplastia funcional para fazer outros procedimentos.
A realização de mais de uma cirurgia plástica numa mesma intervenção pode trazer muitas vantagens, como:
O médico e o paciente devem levar em consideração alguns pontos ao se decidirem por associar cirurgias plásticas:
Está pensando em realizar uma rinoplastia funcional? Procure um profissional médico com título de especialista em cirurgia plástica reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( SBCP) para que você tenha uma experiência segura.
Quer saber se o procedimento é indicado para o seu caso? Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!