A rinosseptoplastia é uma cirurgia que combina a rinoplastia com a septoplastia (correção do desvio do septo), estrutura central do nariz que separa as cavidades nasais.
A rinoplastia é um procedimento com finalidade unicamente estética. Ela pode ter como objetivo afinar o nariz, levantar ou alongar a ponta, entre outras alterações. Já a rinosseptoplastia é uma combinação da correção estética com a correção funcional do septo. O desvio do septo vai muito além de um problema estético pois, a depender do grau da obstrução, pode acarretar em problemas de respiração e de olfato.
Apesar de mais complexa que a rinoplastia, a rinosseptoplastia ainda pode ser considerada uma intervenção pouco invasiva.
A rinosseptoplastia é indicada para pacientes com desvio de septo que também queiram fazer alguma alteração estética no nariz. A´cirurgia pode ser feita a partir dos 15/16 anos em mulheres e 16/17 em homens, quando o desenvolvimento facial já está concluído.
Tão importante quanto a cirurgia é o seu planejamento e preparo. Entre os cuidados fundamentais está o esclarecimento de todas as dúvidas e informações, principalmente em relação à técnica da cirurgia, anestesia, riscos, limitações, cuidados pós-operatório e aos resultados esperados. Alinhar as expectativas também é parte do processo.
Na consulta, informe seu médico sobre as medicações que utiliza, cigarro, se já fez cirurgia ou procedimentos estéticos na região anteriormente.
O cirurgião irá solicitar uma série de exames laboratoriais para saber as condições nas quais o corpo se encontra e se ele está apto para o procedimento cirúrgico
Para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal, pode ser pedido uma tomografia computadorizada, raio-x da face e uma nasofibroscopia..
Com a cirurgia marcada, o paciente deverá tomar alguns cuidados como:
Existem dois tipos de cirurgia: a aberta e a fechada. A aberta é feita através de uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Essa técnica é recomendada para casos mais complexos pois, dessa forma, é possível visualizar melhor a estrutura do interior do nariz. Mesmo com o corte na pele, a cicatriz é quase imperceptível.
No tipo fechado, não existem incisões na pele e o acesso é feito através do interior do nariz. A cicatriz fica localizada dentro do nariz, na mucosa.
Independente da técnica escolhida, o desvio de septo é corrigido primeiro e somente depois são feitas as alterações estéticas.
O tempo total de cirurgia é de 2 a 4 horas. A anestesia utilizada pode ser a local com sedação ou anestesia geral.O tempo de internação é de 1 dia.
Os tampões são retirados em 2 a 3 dias, quando existe risco de sangramento. Nos primeiros 7 dias o nariz fica imobilizado com uma estrutura de plástico ou gesso. Nesse período, o paciente deve fazer repouso e manter a cabeça mais elevada que o restante do corpo. A posição mais apropriada para dormir é de cabeça para cima com um travesseiro alto.
Ainda nos sete dias iniciais, a alimentação deve ser pastosa. O paciente deverá aplicar compressas de gelo para diminuir o inchaço e tomar analgésicos caso sinta alguma dor.
Passada a primeira semana, os pontos são retirados e o plástico é substituído por uma fita adesiva. Na segunda semana, as atividades leves são liberadas.
Entre 10 e 15 dias, os curativos são retirados e o paciente pode retornar ao trabalho.
Os exercícios físicos moderados e sem impacto só deverão ser retomados a partir da terceira semana.
Importante destacar que as orientações do Cirurgião Plástico devem ser seguidas à risca para que o resultado do procedimento não seja comprometido.
Apenas entre o sexto e o décimo segundo mês é que ocorrerá a recomposição dos tecidos, a cicatrização e o ajuste final da nova anatomia. Portanto, o resultado final só poderá ser analisado após esse período.
Além da melhora da autoestima por causa das mudanças estéticas, a cirurgia traz benefícios à saúde e a qualidade de vida do paciente que passa a respirar normalmente, começa a dormir bem, fica mais disposto e tem uma considerável melhora da imunidade.
Assim como qualquer cirurgia plástica, a rinosseptoplastia não é isenta de riscos. No entanto, se os exames preparatórios forem feitos de maneira correta e o corpo médico for experiente, a segurança da cirurgia é muito alta e os riscos de complicações diminuem muito.
Se você está pensando em realizar uma rinosseptoplastia, agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas e coletar as informações necessárias para tomar a decisão de maneira segura e com confiança!