A busca por procedimentos estéticos que proporcionam um rejuvenescimento natural é cada vez maior. Por isso, técnicas inovadoras como o nanofat são excelentes opões para quem quer uma aparência mais jovem mas não quer recorrer a procedimentos invasivos ou que alterem as feições faciais originais.
A seguir, vou explicar o que é para quem é indicado, como é realizado e os principais benefícios do nanofat.
Nanofat é uma evolução da técnica de enxerto de gordura para rejuvenescimento facial.
Nesse novo procedimento, retira-se a gordura de regiões do corpo do próprio paciente e depois filtra-a diversas vezes em um equipamento específico para esse fim. Dessa forma, as células de gordura se rompem, liberando substâncias como fatores de crescimento, células CD34 e óleos.
Em um segundo momento, aplica-se as nanopartículas resultantes desse processo em diversas regiões da face, promovendo uma revitalização dos tecidos sem que o volume do rosto seja alterado.
Fatores de crescimento são partículas que atuam na formação de novos vasos sanguíneos e na regeneração celular pela hidratação e estimulação da produção de colágeno.
O nanofat é indicado para aqueles pacientes que já apresentam os sinais de envelhecimento da pele, ou seja, marcas de expressão, rugas e flacidez.
As aplicações podem ser feitas em praticamente todas as regiões do rosto. No entanto, os principais usos são os seguintes:
O procedimento é realizado em centro cirúrgico e se divide em três passos:
Com anestesia local, retira-se uma quantidade pequena de gordura (cerca de 10ml a 50ml) do corpo do próprio paciente. Pode ser do abdômen, axilas ou parte interna da coxa. É comum que o paciente que já vai passar por uma lipoaspiração, faça o nanofat no mesmo dia.
Em um equipamento específico, a gordura é emulsificada e filtrada até que as células se tornem fragmentos biologicamente ativos.
O resultado do processo de filtragem é aplicado superficialmente na derme através de cânulas ( agulhas sem ponta) ou agulhas muito finas. Pode ser feito associado ao microagulhamento (microneedle) em toda face e pescoço.
Nas primeiras horas subsequentes à aplicação, a pele adquire uma discreta coloração amarelada que some rapidamente. Além disso, nos primeiros dois dias após o procedimento, pode surgir um certo inchaço e uma leve vermelhidão que desaparece sozinha.
De modo geral, recomenda-se um repouso relativo de aproximadamente uma semana e também evitar a exposição ao sol.
Ao longo das primeiras semanas após a aplicação já é possível sentir os efeitos do tratamento. No entanto, o paciente só irá observar o resultado final cerca de três meses depois, quando o organismo começa a produzir o novo colágeno.
Os principais benefícios do nanofat são:
Para a manutenção dos resultados é recomendado que se faça uma nova sessão a cada dois anos.
Apesar de ser um procedimento relativamente simples, o nanofat, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, deve ser realizado pro profissional capacitado, com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Importante se certificar se o médico tem experiência no tipo de procedimento que você pretende fazer. Dessa forma, os riscos de complicações diminuem consideravelmente e a probabilidade do paciente ficar satisfeito com os resultados muito maior.
Na dúvida se o nanofat é um tratamento indicado para o seu caso? Entre em contato conosco para uma consulta e tire suas dúvidas!