A alectomia é uma cirurgia plástica de nariz que tem como finalidade reduzir as asas nasais, corrigir assimetrias e conferir uma proporção harmônica para esta parte do rosto. Apesar de poder ser realizada separadamente, essa técnica é considerada um refinamento da rinoplastia completa.
Se você está incomodada com a largura do nariz, leia este post até o final e entenda como funciona a alectomia.
Primeiramente, o cirurgião escolhe a técnica mais adequada para o caso. Em seguida, aplica-se uma anestesia local, acompanhada de sedação para evitar que o paciente acorde durante o procedimento. Logo depois, cirurgião faz uma incisão no sulco, entre a maçã do rosto e a lateral do nariz. Retira-se um fragmento do tecido, podendo ser somente do contorno externo, da área interna ou de ambos. Por fim, finaliza-se a cirurgia com pontos.
As cicatrizes são bastante discretas e ficam localizadas na dobra entre o nariz e a bochecha.
Por ser de baixa complexidade, a alectomia pode ser feita em consultório. O paciente retorna para casa logo após a intervenção.
A alectomia é indicada para quem sente um incômodo estético. Geralmente, esses pacientes apresentam um prejuízo para a autoestima, vida social e até profissional.
Para saber se um paciente tem indicação para realizar uma alectomia é preciso passar por uma avaliação rigorosa de um cirurgião plástico. Apesar de ser um procedimento simples, o afinamento do nariz pode trazer tanto prejuízos estéticos quanto funcionais.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a etnia do paciente. Um nariz bonito precisa estar de acordo com as características de cada rosto.
Por isso, ao escolher um cirurgião plástico, procure saber se ele experiência e título de especialista reconhecido pela sociedade brasileira de cirurgia plástica..
Para o o pré-operatório, o cirurgião solicita exames de sangue, eletrocardiograma e imagem da face.
Por não apresentar fratura óssea, o paciente poderá retornar às atividades cotidianas no dia seguinte. Entretanto, deve-se suspender a prática de atividades físicas para uma melhor cicatrização. O médico irá prescrever medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios. Ele também irá solicitar exames de acompanhamento para averiguar o surgimento de infecções.
Os principais cuidados pós-operatórios são:
Para que os resultados estejam de acordo com o desejado pelo paciente, é preciso seguir rigorosamente as recomendações pós-operatórias.
Antes de qualquer questão estética, o nariz precisa ter espaço suficiente para a passagem de ar. Deixar as narinas muito pequenas pode prejudicar essa função primordial, acarretando em dificuldades para respirar.
A rinoplastia é um procedimento que permite mudanças mais complexas da estrutura do nariz. Feita em ambiente hospitalar, a técnica pode ser realizada com o intuito de aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, dar projeção à ponta ou reduzir a giba óssea ( calo do nariz). A alectomia é um procedimento menor que pode ser feito em associação à rinoplastia.
Outros procedimentos como a correção do desvio de septo e a turbinectomia ( retirada da “ carne esponjosa”), podem ser feitos em conjunto com a rinoplastia.
Está insatisfeita com o formato do seu nariz? Entre em contato conosco e agende uma avaliação.